Desde os primórdios da comunicação, o ser humano se expressa por meio de imagens. Um dos primeiros registros da comunicação advém das pinturas feitas pelo homem nas paredes de cavernas (pinturas rupestres) datadas aproximadamente á 25.000 a.C. Os pigmentos naturais são os principais elementos utilizados na obtenção da cor, suas particulas ligadas por aglutinantes (óleo, ovo e/ou outros conforme a tecnica empregada na pintura) são os responsáveis pelo surgimento da cor e sua utlilização no decorrer da história.
Os pigmentos naturais têm sido utilizados em pintura de grandes artistas em seus ateliês e oficinas de arte, ao contrário do que se poderia imaginar, a história dos pigmentos não é uma história linear que começa com materiais naturais e só tardiamente dá papel de relevo aos pigmentos artificiais.
Apresento neste projeto interdisciplinar, na qual envolvem diversas áreas do conhecimento dentro dos campos da história e da arte, ciências, quimica e biologia estudos ligados á memória e das ações de habitantes pré-históricos e seus vestigios rupestres (pintura) deixados em paredes e tetos de cavernas utilizando pigmentos naturais para tal fim.
Desta forma destaco na educação artistica, disciplina de artes, relacionadas na aplicação do desenvolvimento da formação téorica e pratica de alunos de ensino fundamental, visando trabalhos artisticos de grandes obras que empregam na técnica da pintura com pigmentos naturais como forma alternativa para a realização de trabalhos atisticos em sala de aula. Nesse sentido, o evento deve ser pensado como momento de criação estética, articulado com os elementos específicos inerentes às linguagens artísticas.
O presente projeto tem por objetivo pesquisar o processo de obtenção, experimentação dos pigmentos naturais e vegetais para obtenção de tintas com a intenção de ampliar as possibilidades de acesso e experimentação dos alunos de artes.
Objetivos Específicos
1. Divulgar as técnicas de utilização dos pigmentos naturais, utilizando matérias-primas da flora brasileira, resgatando assim uma tradição cultural através de suas cores nativas.
2. Identificar e experimentar as possibilidades de obtenção de tintas naturais para o pedagógico e o artístico.
3. Identificar os recursos naturais com possibilidade de uso e aplicação para manufatura de tintas, valorizando a diversidade encontrada em nossa região.
4. Ampliar o conhecimento e a aplicabilidade de materiais alternativos nas Artes Plásticas.
5. Conhecer e divulgar o processo de manufatura de tintas artesanais e a finalidade de seus componentes através de uma exposição escolar.
O projeto esta visa alunos do ensino fundamental II de 6o ao 9o ano. Porém foi realizado com a turma do 8a série do ensino fundamental II, do período da manhã.
Trabalho de pintura com extração de tintas através de pigmentos naturais é um trabalho gratificante e de satisfação ao aluno, sendo uma atividade que se pode trabalhar com todas as faixas etárias de alunos.
Primeiramente será exposto o projeto para os alunos passo á passo; introdução da leitura de um resumo do tema do trabalho, onde será feito um regresso à história da utilização dos pigmentos naturais pelos homens da pré-história até os dias atuais e sua utilização nas aulas de artes como foma auternativa da criatividade de se criar desenhos a partir das tintas naturais.
Segundo passo; darie aos alunos as receitas de como fazer as tintas.
Após o termino das produções de tintas naturais, os alunos deram início as produções artísticas com a criação de desenhos de tema livre, através de seus desenhos, os educandos demonstraram serem espontâneos e muito criativos.
Após os desenhos ficarem secos foi realizada uma exposição do trabalho realizado através das tintas naturais. A exposição foi realizada no período da manhã, tarde e noite. Despertando a curiosidade dos alunos convidados para apreciar a exposição.
. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados;
Para a reaçização deste projeto será necessário para a aula teórica:
1. Resumo de textos refêntes ao assunto, tintas naturais.
Para a realização deste projeto será necessário para a aula prática:
1. Vários suportes para armazenar tintas fabricadas.
2. Água.
3. Cola.
4. Diversos pigmentos vegetais e corantes (beterraba, coloral,ovos, erva-mate, carvão, barro preto e vermelho).
5. Álcool.
6. Coador.
7. Liquidificador.
8. Palito de picolé.
9. Copos descartáveis pequenos.
10. Folhas papel A4.
11. Pincel.
12. Corda
13. Pregador de roupa.
Após os desenhos ficarem secos foi realizada uma exposição do trabalho realizado através das tintas naturais.
Vanessa, seu projeto é bem interessante, pois através do mesmo será possível alunos do Ens. Fundamental II conhecer um pouco sobre esta técnica que é tão antiga quanto os povos pré-históricos.
ResponderExcluirO seu trabalho também trará uma aprendizagem complementar a teoria, a prática faz com que o educando veja que a aula de arte vai muito além de colorir desenhos.
Esse tipo de projeto proporciona ao jovem o prazer e o contato direto com recursos naturais no qual o mesmo pode obter tintas para suas produções artìsticas.
Abç.
parabéns pelo seu trabalho e projeto .
ResponderExcluir