
Tive a felicidade de ter participado da disciplina de PROJETO INTERDISCIPLINAR 2, foi algo muito prazeroso. Durante o tempo que passei cursando esta disciplina pude fazer inúmeras descobertas para o desenvolvimento do meu projeto desenvolvido aqui, TINTAS NATURAIS.
Iniciei meu projeto com uma breve apresentação do tema, TINTAS NATURAIS, passando um texto que resume a trajetória das tintas naturais até os dias atuais, disponível no link: http://www.walkshow.com.br/materia.asp?c=1163, extraído em outubro de 2011. Com uma carga horária de duas horas para apreciação do texto e conversação informal sobre o tema. Os alunos se demonstraram bastantes entusiasmados com as aulas.
| Material para a oficina, aula teórica. |
Texto informativo: A evolução das tintas e seus gênios na História da Arte. Extraído de: http://www.walkshow.com.br/materia.asp?c=1163, em outubro de 2011 e disponível em meu blog: http://visualartevisual.blogspot.com/ |
Após realizar a parte teórica do projeto, passamos a frente com a parte prática realizando a manufatura das tintas com recursos naturais encontrados em nossa região e de fácil acesso para os alunos.
Apesar dos alunos estudarem no período da tarde, nossa oficina de manufatura de tintas foi desenvolvido no período da manhã com uma carga horária de três horas e com aproximadamente 25 alunos do 8º ano do ensino fundamental II, onde foram criadas várias tonalidades de tintas a partir da mistura de diversos tipos de pigmentos, corantes, aglutinantes e diluentes.
| Material para a oficina, aula teórica. |
Texto informativo: A evolução das tintas e seus gênios na História da Arte. Extraído de: http://www.walkshow.com.br/materia.asp?c=1163, em o utubro de 2011 e disponível em meu blog: http://visualartevisual.blogspot.com/ |
| Materiais utilizados na oficina aula prática | |
| Pigmentos: · Argila preta, vermelha e marrom. · Carvão. Corantes: · Suco da beterraba. · Colorau. · Erva mate. | 1. Coador. 2. Palito de picolé. 3. Copos descartáveis pequenos. 4. Folhas papel A4. 5. Pincel. 6. Corda 7. Preg 8.pregador de roupa |
Aglutinantes: · Cola sintética. · Ovos. | |
| Diluentes: · Água.
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Primeiramente nos concentramos na quadra da escola, já que o espaço em sala de aula é limitado e a escola não dispõe de uma sala especial para tal aula, ateliê. Pegamos assim, alunos e eu, duas mesas grandes e bancos do refeitório e fôramos com folhas de papel madeira para poder dar inicio a aula pratica.
Após organizar os materiais necessários, foi dada a cada grupo criado com quatro alunos, onde cada grupo ficou responsável pela manufatura de um tipo de tinta. Ver imagens abaixo:

Alunos criando suas tintas
Os materiais naturais, coletados no município de Brasiléia, Acre, apresentaram composições variadas, o que influencia diretamente na cor dos pigmentos. Os métodos escolhidos para a qualificação mostraram-se adequados, com boa reprodutibilidade, baixos desvios-padrão e de fácil produção, apresentou boa concordância com os resultados do método quantitativo tradicional de ensino da instituição escolar escolhida. Os pigmentos e os aglutinantes quando misturados mostraram boa estabilidade da cor, o que confirma a sua potencialidade de aplicação no suporte escolhido para a realização da pintura, e reaviva a experiência dos homens das cavernas.
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS
Foram inúmeras as criações de desenhos feitas pelos alunos
Este trabalho oportunizou uma ocasião de aprendizagem, permitindo-me repensar conceitos e atitudes e conhecer o importante papel da arte sobre educação. A prática da sala de aula vai além do conhecimento do conteúdo, é preciso uma bagagem de conhecimentos, sendo estes, para solucionar dificuldades e ajudar aos alunos nos seus problemas como seres individuais.
Foi prazeroso trabalhar com adolescentes, em um momento em que seus processos de autocrítica estão em alta. E quanto aos resultados, a partir da investigação, da elaboração do plano e da prática em sala de aula, é possível afirmar que são etapas de suma importância para o processo de ensino/aprendizagem, pois através dela conseguiu-se ter um conhecimento prévio sobre o comportamento e as atitudes dos alunos, foi possível também conhecer a realidade da escola escolhida, permitindo uma compreensão do contexto em que as aulas seriam desenvolvidas.
Sua concretização foi marcada por momentos de pensamento e reflexão, nos quais os alunos podiam falar das suas obras e trocar vivências durante a oficina de produção de tintas naturais e de pintura, permitindo que se percebesse que é possível ter uma visão otimista da arte nas escolas, e que me fez ver que a arte não se dá em uma única direção e de uma única forma. , mas para isso precisamos nos dedicar e mostrar para os demais profissionais das escolas o real valor da arte, que ela não tem só o sentido e a função de decorar a escola para comemorações o que, ainda, é a visão da maioria das escolas ou apenas preencher a grade curricular da educação nacional. E outro ponto que não poderia de deixar de mencionar é a criação e a alimentação de um blog voltado para expor todo o processo de criação do projeto e seus desdobramentos, para que assim outras pessoas possam ter acesso e poder também vivenciar e adquirir um pouco deste conhecimento. (endereço do blog citado acima).
Na realização deste trabalho, ficou evidente a falta de materiais didáticos pedagógico para o ensino da arte tanto na parte teórica como no requisito prático, nas diferentes etapas de ensino da maioria das escolas públicas, transparecendo um problema que deve ser sanado para a valorização do ensino artístico, pois, é através deste que é estimulada a criatividade e a autocrítica dos alunos, sendo um dos fatores que propicia maior participação no processo ensino e aprendizagem.
FIM!
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